Abaixo você acompanha os vencedores e outras fotos do evento.
ABERTURA DO EVENTO
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho2s1NN9cclpvq0TqyVJEThbz-uC4HfSU8TOAWoar39erCac0h_MN0rt0kZaZMr3jeMLxkgKeMAmEuYOSk683qgfVXWdoRtewyY4U5XIq7oR1qmWBSlGkia3iAY1Mc9XuFdE0_bCsLwbU/s400/p1010028.jpg)
ABAIXO VEJA O RESUMO DO PROJETO
TEMA: BIOCONTROLADORES: A Biologia a serviço de uma vida melhor
AUTORES: Francisco Jairo de Sousa e Michele Lima Rosa
INTRODUÇÃO:
A poluição do meio ambiente pelo uso de pesticidas, a quebra da cadeia alimentar que se impõe toda vez que se usa um inseticida clorado ou fosforado, é demasiadamente preocupante, principalmente quando se tem o conhecimento da existência de recursos e controles naturais eficientes e saudáveis, pois se sabe que toda espécie abaixo da biosfera tem seu inimigo natural. Assim, o Projeto nasceu dentro da sala de aula quando se estudava as relações interespecíficas no capitulo ECOLOGIA, tornando-se um projeto interdisciplinar, tendo como eixo de ação a interferência da escola na comunidade em busca da melhoria de vida das pessoas.
METODOLOGIA:
A execução do estudo se deu através das seguintes etapas:
Estudo das principais pragas de lagarta que atacam nossas plantações;
Pesquisa bibliográfica sobre meios sustentáveis de conter estas pragas;
Trabalho de campo com observação do comportamento das lagartas seguido de coleta e produção do biocontrolador;
Construção de uma unidade demonstrativa na localidade de Várzea Grande para que a comunidade assistisse as demonstrações e avaliasse os resultados;
Produção de Biofertilizantes, a partir de fermentação anaeróbica de matéria orgânica.
RESULTADOS:
Na pesquisa bibliográfica, constatou-se que algumas das lagartas que atacam as plantações de feijão e milho desenvolvem em seus sistemas digestivos um vírus letal que as eliminam dentro de 9 dias e que se estas forem coletadas, podem ser liquidificadas com água, produzindo um biocontrolador que pode ser aplicado na plantação, destruindo as novas lagartas.
As lagartas foram coletadas na região de Várzea Grande-Itarema, onde foi produzido o biocontrolador e construída a unidade demonstrativa, sendo aplicado em algumas plantações de feijão e milho, apresentando assim resultados expressivos. Também foi produzido um biofertilizante, um excelente bioinseticida e um biofungicida. É sabido que o uso indiscriminado de inseticidas e fungicidas inorgânicos além de poluir o meio ambiente, mostra-se ineficaz para alguns indivíduos da espécie, permitindo que os mesmos reproduzam, formando uma geração de seres super-resistentes, demandando uma dosagem cada vez mais forte. Lembra-se Charles Darwin quanto a transmissão dos caracteres adquiridos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A pesquisa resultou em um projeto sustentável, de grande utilidade para agricultura familiar, já que utiliza materiais alternativos e livre de agrotóxicos. Queremos desta forma, induzir nossos alunos a possuírem cientificidade e uma conduta cidadã, desenvolvendo estratégias inovadoras para lidar com os problemas do futuro.
PALAVRAS-CHAVE: Biocontroladores- Inseticidas- Pragas- Lagartas- Sustentável.
Homenagem ao professor
Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...
FEIRA DE CIÊNCIAS – 2009: CONHECENDO MEU MUNICÍPIO.
O município de Itarema, foi retratado através das 3 áreas de ensino.
LINGUAGENS E CÓDIGOS: Deu-se através de um resgate da cultura escrita e falada: mostrando a riqueza dos gêneros textuais, como: poesias, lendas, cordéis, paródias, ressaltando a importância da linguagem regional como elemento enriquecedor da nossa cultura
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Retratou através de experiência científica um maneira alternativa de eliminar espécies indesejáveis, evitando assim o uso de pesticidas químicos.
CIÊNCIAS HUMANAS: Resgatou a história, religião e política do município. Destacando os aspectos geográficos: litoral, semi-árido e vegetação, além dos cuidados ambientais.
ABAIXO MOMENTOS MARCANTES DA CERIMÔNIA DE ABERTURA