segunda-feira, 22 de março de 2010

OFICINA DO THINKQUEST PARA PROFESSORES DO LUZIA

Com o objetivo de incentivar o uso do ThinkQuest (ambiente de aprendizagem virtual da Instituição Oracle) os professores regentes do LIE, Laboratório de Informática Educativa da Escola Luzia Araújo Barros, realizaram nesta última semana (nos dias 16/17/18 de março) em cada planejamento, oficinas de uso das principais ferramentas do Thinqkquest.

Começamos falanda das vantagens de se utilizar este ambiente pedagógico, uma vez que o ThinkQuest, objetiva desenvolver nos alunos as famosas habilidades para o século 21, depois mostramos experiências exitosas de outras escolas e até de alguns de nossos professores.


sábado, 20 de março de 2010

LUZIA COMEMORA 21 ANOS DE HISTÓRIA


A Escola de Ensino Médio Luzia Araújo Barros comemorou neste dia 15 de Março/2010, mais um ano de história, contribuindo com a formação cidadã da sociedade itaremense.  Durante o evento, além das tradicionais homenagens, houve apresentações de danças, paródias, poesias, coral e vídeos com depoimentos de ex-professores.

Abaixo você encontra imagens e vídeos dos principais momentos da festa. 


Diretor Júnior Costa fazendo às horas da casa, e convidando a galera para a festa...
Presidente do Conselho Escolar
   Manoel Nonato (Salles)

 

 Parabéns ao Luzia nesta data querida...

APRESENTAÇÕES

 
A galera vibrou com o REBOLATION....

Coral de alunos cantam "Tente Outra Vez" 
de Raul Seixas

 
Dança do balacobaco...






Paródia em homengem ao Luzia...


Monitores do Centro de Multimeios recitam cordel...




A galera muito animada...

segunda-feira, 8 de março de 2010

ALUNOS DO LUZIA RECEBEM COMPUTADORES

Alunos da Escola Luzia Araújo Barros, receberam finalmente os computadores como prêmio instituído através da Lei nº 14.483, de 08 de outubro de 2009, DOE de 20 de outubro de 2009, por terem alcançado as médias de proficiência adequadas em Língua Portuguesa e em Matemática na avaliação de 2008 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.  A solenidade de entrega dos computadores ao alunos da região da 3ª CREDE ocorreu no dia 5 de Março de 2010, às 15 h, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Acaraú. 


Estiveram presentes: o Secretario Executivo da Secretaria da Educação Sr. Idilvan Alencar, representado o Governador do Estado, Prefeito de Acaraú, Sr. Pedro Fonteles dos Santos, Coordenador da 3ª CREDE, Professor Daniel Carlos da Costa, Sr. Paulo Rocha, representando os secretários municipais de Educação, Professor Rodrigo Antônio de Oliveira, representando os diretores das escolas públicas da região, alunos ou representantes dos alunos premiados, pais, professores e demais convidados.

Veja abaixo as fotos dos alunos premiados pela ordem de classificação:

1º – FRANCISCO WENDEL DE PAULO ARAÚJO (recebendo o prêmio das mãos do Diretor Júnior Costa) 
2º – HELLY JÚNIOR BRANDÃO FERREIRA (recebendo o prêmio das mãos do Coordenador da 3ª CREDE, Professor Daniel Carlos da Costa)


3º – JOEL DE OLIVEIRA RIBEIRO (recebendo o prêmio das mãos do Diretor Júnior Costa) 
4º – JOSÉ WILLAS ALVES BRAGA 
(recebendo o prêmio das mãos do Diretor do Liceu Ivaldo Bleasby) 


5º SAMUEL ROMÁRIO SOUSA RODRIGUES (recebendo o prêmio das mãos da professora Lucineide Brandão)

quarta-feira, 3 de março de 2010

PROJETO DIRETOR DE TURMA

O Projeto Diretor de Turma leva em consideração o desenvolvimento do conhecimento do educando em todas as dimensões, oferecendo um clima de liberdade, que facilite as adaptações sociais, físicas e intelectuais, onde possa cultivar a solidariedade, a integração, estimular a curiosidade, valorizando-o para que adquira autonomia progressiva, espírito crítico, participativos e capaz de assumir direitos e deveres em parceria com os pais e a comunidade. Como resultado espera-se que os alunos a adquiram competências básicas para a convivência harmoniosa na escola. 
Texto retirado do projeto - A EXPERIÊNCIA PILOTO DE DIRETOR DE TURMA DE EUSÉBIO, CEARÁ
Maria da Conceição Castro Lima – E. E. F. da Lagoinha, Eusébio, Ceará
conceicaocastro@yahoo.com.br


TURMA: 1º D - MANHÃ - EXPERIÊNCIA PILOTO DO PROJETO DIRETOR DE TURMA
Professora Eliana Santiago
Diretora da turma.
A missão do Diretor de Turma é de articulador, integrando os diferentes interesses entre alunos, professores, pais e gestão escolar.












terça-feira, 2 de março de 2010

PLANEJAMENTO GERAL

Neste sábado dia 27 de fevereiro de 2010, foi realizado a primeira reunião geral com professores da Escola Luzia Araújo Barros. Na ocasião estiveram presentes professores da sede e das extensões de Almofala e Carvoeiro, além de PCAs e professores dos centro de apoio pedagógico. 
 Júnior Costa - Diretor da Escola - Abre a reunião anunciando os assuntos da pauta.

Os principais assuntos em pauta foram: 
* Avaliações parciais;
* Diagnóstico das primeiras semanas de aula;
* Criação da ficha de ocorrência para alunos indisciplinados;
* Construção de Academia na Escola;
* Bienal do livro;
* Prêmio Gestão 2010;
* Merenda escolar;
* Aniversário da escola;
* Plano de Curso; 
* Projeto Diretor de Turma;
* Apresentação dos projetos do Laboratório de Informática.

Destaques da reunião
 
Professores novatos e veteranos atentos as orientações   

PROJETO DIRETOR DE TURMA
  

Professora Eliana Santiago apresenta Projeto Diretor de Turma para os demais professores.

 

Professor Charles apresenta o Projeto Aula Digital, projeto de inclusão digital de professores e alunos.