PAUTA - 1º DIA - SEGUNDA-FEIRA - (24/01/11)
Mensagem - Feliz 2011; (Charles)
Apresentação dos conteúdos da apostila; (Renato)
Começo de conversa; (Renato)
Retrospectiva de 2010; (César)
Professor Destaque/Nota 10; (Sílvia)
Formação: Educação a Distância e Teoria Pedagógicas; (Renato)
Consolidação dos indicadores/dados da Escola; (César/Ana)
Aprovação/ Reprovação, Evasão, Médias das Disciplinas;
Para começo de conversa:
Um peregrino passa diante de um vasto canteiro de obras.
– O que você está fazendo? - pergunta a um dos operários que vê por ali, trabalhando com grande empenho.
O trabalhador acha a pergunta engraçada. Enxuga o suor do rosto enquanto responde:
– Não está vendo? Estou quebrando pedras.
Mais adiante, o peregrino pergunta a mesma coisa a outro talhador de pedras.
– Estou ganhado meu sustento – responde, com grande seriedade.
Antes de deixar o canteiro de obras, o peregrino faz a pergunta ainda uma vez, a um terceiro talhador de pedras.
– Estou ajudando a construir uma catedral – responde este, sorrindo.
O peregrino retoma seu caminho.
Qual é o seu objetivo enquanto professor da EEM Luzia Araújo Barros?
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
OBJETIVO: Familiarizar-se com a Educação a Distância (EAD), reconhecendo os seus benefícios/vantagens e riscos/desvantagens, afim de formar usuários conscientes e críticos dessa modalidade.
A legislação da educação a define como
Art. 1º [...] modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.
Art. 1º [...] modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.
Abordagens em EAD
Segundo Valente (2000), destacam-se:
Segundo Valente (2000), destacam-se:
- Abordagem em Broadcast
- Escola Virtual
- Estar Junto Virtual
Teorias Pedagógicas
Objetivo: Discutir as teorias/perspectivas pedagógicas, entendendo-as como um aspecto inerente ao processo de ensino e aprendizagem.
Objetivo: Discutir as teorias/perspectivas pedagógicas, entendendo-as como um aspecto inerente ao processo de ensino e aprendizagem.
Segundo Filatro (2009, 99-100), podemos organizar as teorias pedagógicas em três perspectivas:
- Associacionista
- Construtivista (individual e social)
- Situada.
Associacionista
Perspectiva cognitiva
A perspectiva construtivista social: vê a aprendizagem sustentada pelo ambiente social, onde colegas e professores desempenham um papel chave no desenvolvimento. Preocupa-se em como os conceitos e habilidades emergentes recebem suporte de outros, possibilitando que os aprendizes cheguem além do que seriam capazes individualmente. A aprendizagem ocorre através de atividades colaborativas e domínio compartilhada de tarefas. A avaliação baseia-se no domínio de conhecimentos e habilidades, sendo processual e participativa.
Perspectiva situada
O conhecimento está localizada na ação de pessoas e grupos, é dividido socialmente. Enfatiza o contexto social da aprendizagem, mas esse contexto deve ser mais próximo, ou idêntico, a situação na qual o aluno aplicará a aprendizagem adquirida. Aprender é um processo que envolve interagir com pessoas, ferramentas e o mundo físico. Busca-se criar ambientes de aprendizagem que promovam a participação, formação de identidade, a partir de práticas autênticas.
A aprendizagem é uma mudança de comportamento observável e mensurável, decorrentes de respostas a estímulos externos. As pessoas aprendem por associação, inicialmente por estímulo/resposta, posteriormente através da capacidade de associar conceitos em uma cadeia de raciocínio para construir uma habilidade. O Comportamento indica o que foi aprendido. O aprendizado ocorre através de rotinas e atividades com objetivos e feedbacks claros. O percurso é individualizado e a progressão acorre através de componentes conceituais e habilidades em sequência de progressiva complexidade. A avaliação baseia-se na reprodução dos conhecimentos ou habilidades. Principal representante Skinner.
Perspectiva cognitiva
Divide-se em construtivismo individual com Piaget e Construtivismo Social com Vigostky.
Segundo a perspectiva construtivista individual, as pessoas aprendem a partir da exploração ativa do mundo que as rodeia, recebendo feedback sobre suas ações e formulando conclusões. Na prática trata-se de uma aprendizagem buscada pelo próprio sujeito segundo as suas capacidades, que são resultantes das estruturas já construídas. Além da aprendizagem de conteúdos, aprende-se a aprender, pois as capacidades não são inatas, mas resultantes da interação do sujeito com o meio. Encoraja-se a experimentação, a descoberta de princípios, a adaptação de conceitos e habilidades existentes, o treinamento e a modelagem de habilidades cognitiva. A avaliação baseia-se na aplicação do conhecimento de habilidades adquiridas, sendo processual e de resultados.
Divide-se em construtivismo individual com Piaget e Construtivismo Social com Vigostky.
Segundo a perspectiva construtivista individual, as pessoas aprendem a partir da exploração ativa do mundo que as rodeia, recebendo feedback sobre suas ações e formulando conclusões. Na prática trata-se de uma aprendizagem buscada pelo próprio sujeito segundo as suas capacidades, que são resultantes das estruturas já construídas. Além da aprendizagem de conteúdos, aprende-se a aprender, pois as capacidades não são inatas, mas resultantes da interação do sujeito com o meio. Encoraja-se a experimentação, a descoberta de princípios, a adaptação de conceitos e habilidades existentes, o treinamento e a modelagem de habilidades cognitiva. A avaliação baseia-se na aplicação do conhecimento de habilidades adquiridas, sendo processual e de resultados.
Perspectiva cognitiva
A perspectiva construtivista social: vê a aprendizagem sustentada pelo ambiente social, onde colegas e professores desempenham um papel chave no desenvolvimento. Preocupa-se em como os conceitos e habilidades emergentes recebem suporte de outros, possibilitando que os aprendizes cheguem além do que seriam capazes individualmente. A aprendizagem ocorre através de atividades colaborativas e domínio compartilhada de tarefas. A avaliação baseia-se no domínio de conhecimentos e habilidades, sendo processual e participativa.
Perspectiva situada
O conhecimento está localizada na ação de pessoas e grupos, é dividido socialmente. Enfatiza o contexto social da aprendizagem, mas esse contexto deve ser mais próximo, ou idêntico, a situação na qual o aluno aplicará a aprendizagem adquirida. Aprender é um processo que envolve interagir com pessoas, ferramentas e o mundo físico. Busca-se criar ambientes de aprendizagem que promovam a participação, formação de identidade, a partir de práticas autênticas.
Dinâmica
Pilares da Educação – Aprender a Conviver;
Apresentação do Centro de Multimeios;
Exposição das Funções do Coordenador Escolar, PCA's e artigo 13 (LDB)
Formação: Didática e Planejamento;
Consolidação dos indicadores/dados da Escola: Aprovação/ Reprovação, Evasão, Médias das Disciplinas;
FORMAÇÃO
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICA
Objetivo: Refletir sobre a didática e a organização do trabalho pedagógico do professor na escola e na sala de aula.
“Agimos muito mais a partir de nossos valores e crenças do que de nossos ideais e sonhos.”
Sílvia Lúcia Soares
QUE ALUNO SE QUER FORMAR?
CIDADÃO CRÍTICO REPRODUTOR AUTÔNOMO LÍDER
Apresentação do LIE;
Apresentação do Centro de Multimeios;
Projeto Diretor de Turma;
Formação I: Didática e Planejamento;
Elaboração do Calendário Escolar;
FORMAÇÃO I:
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICA
Objetivo: Refletir sobre a didática e a organização do trabalho pedagógico do professor na escola e na sala de aula.
Nesse contexto, a Didática surge como a preocupação de nos oferecer instrumentos que permitam reconhecer a relação indissolúvel entre o ato pedagógico e o contexto social, político e econômico no qual ela se insere e, ainda, contribuir para que compreendamos as diferentes formas de conceber o fenômeno educativo.
No entanto, essa orientação didática, passa por diferentes idéias da forma como nos desenvolvemos e como aprendemos sobre os objetos, mundo, sociedade... e essa interpretação resulta da relação entre sujeito e ambiente. Dessa forma, o ensino pode ser concebido sob duas concepções distintas:
Como algo endógeno (inatismo)
Como construção simultânea dos objetos de conhecimento e das estruturas cognitivas de conhecimento (empirismo).
PLANEJAMENTO COMO EIXO ARTICULADOR
Objetivo: Compreender os diversos tipos de planejamento como eixos articuladores dos componentes da didática
Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode à seis horas da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã. (Holanda, Música “Cotidiano”)
1 . PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
. Plano Nacional de Educação – PNE
. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
. Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs
. Referenciais Curriculares Nacionais – RCNs
. Planos Decenais: Estados, Distrito Federal, Municípios – Base: PNE
2. PLANEJAMENTO ESCOLAR OU INSTITUCIONAL
. Planejamento Curricular
. Projeto Político-Pedagógico – PPP
. Plano de Metas do Diretor - PLAMETAS
3 . PLANEJAMENTO DE ENSINO
. Plano de Curso ou Disciplinar
. Plano de Aula
FORMAÇÃO II:
COMPONENTES NO PLANEJAMENTO
Objetivos Metodologia Conteúdo
PAUTA - 4º DIA - SEGUNDA-FEIRA - (27/01/11)
Apresentação do Centro de Multimeios;
Projeto Diretor de Turma;
Formação I: Didática e Planejamento;
Elaboração do Calendário Escolar;
FORMAÇÃO I:
DIDÁTICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICA
Objetivo: Refletir sobre a didática e a organização do trabalho pedagógico do professor na escola e na sala de aula.
Nesse contexto, a Didática surge como a preocupação de nos oferecer instrumentos que permitam reconhecer a relação indissolúvel entre o ato pedagógico e o contexto social, político e econômico no qual ela se insere e, ainda, contribuir para que compreendamos as diferentes formas de conceber o fenômeno educativo.
No entanto, essa orientação didática, passa por diferentes idéias da forma como nos desenvolvemos e como aprendemos sobre os objetos, mundo, sociedade... e essa interpretação resulta da relação entre sujeito e ambiente. Dessa forma, o ensino pode ser concebido sob duas concepções distintas:
Como algo endógeno (inatismo)
Como construção simultânea dos objetos de conhecimento e das estruturas cognitivas de conhecimento (empirismo).
PLANEJAMENTO COMO EIXO ARTICULADOR
Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode à seis horas da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija com a boca de hortelã. (Holanda, Música “Cotidiano”)
O ato de planejar é sempre um ato de reflexão, de tomada de decisões sobre a ação, de previsão de recursos disponíveis a serem utilizados na busca de determinado objetivo, estando presente nos mais diferentes setores da vida social: na política, na economia, na agricultura, na saúde, na vida familiar e na educação.
1 . PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
. Plano Nacional de Educação – PNE
. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs
. Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs
. Referenciais Curriculares Nacionais – RCNs
. Planos Decenais: Estados, Distrito Federal, Municípios – Base: PNE
2. PLANEJAMENTO ESCOLAR OU INSTITUCIONAL
. Planejamento Curricular
. Projeto Político-Pedagógico – PPP
. Plano de Metas do Diretor - PLAMETAS
3 . PLANEJAMENTO DE ENSINO
. Plano de Curso ou Disciplinar
. Plano de Aula
FORMAÇÃO II:
COMPONENTES NO PLANEJAMENTO
Objetivos Metodologia Conteúdo
PAUTA - 4º DIA - SEGUNDA-FEIRA - (27/01/11)
Momento de Descontração;
Elaboração do Calendário Escolar;
Exposição do Artigo 13 (LDB)
Discussão: passe, descritor da semana, planejamento mensal/semanal, avaliação diagnóstica, acompanhamento da gestão de sala de aula, indisciplina de alunos...
Elaboração do Plano de Curso/Disciplinar 2011
Elaboração do Calendário Escolar;
Exposição do Artigo 13 (LDB)
Discussão: passe, descritor da semana, planejamento mensal/semanal, avaliação diagnóstica, acompanhamento da gestão de sala de aula, indisciplina de alunos...
Elaboração do Plano de Curso/Disciplinar 2011
(Inclusão dos Temas Transversais e Matriz de Referência);
Avaliação da Semana Pedagógica (Moodle);
Encaminhamentos
Avaliação da Semana Pedagógica (Moodle);
Encaminhamentos
Foi um momento muito importante para traçarmos novas metas para o ano letivo que se inicia
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