segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PROFESSORA DO LUZIA PARTICIPARÁ DO SEMINÁRIO DA OLP


A EEM LUZIA ARAÚJO BARROS tem professora selecionada para participar do Seminário da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, com o tema:  “A escrita em foco: reflexão em várias vozes”,  em Brasília-DF nos dias 29,30 e 31 de agosto.


A Professora Eliana Santiago leciona as Disciplinas Língua Portuguesa e Língua Inglesa e atua também como Diretora de Turma. Após participar da Olimpíada de Língua Portuguesa em novembro  do ano passado juntamente com sua aluna Ana Quésia, volta a fazer parte do rol de seleção de trabalhos. Agora, com o projeto "Superando as Dificuldades de Leitura e Escrita" que foi selecionado para fazer parte do seminário organizado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.   

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

OBMEP - 2011



A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se: 
* a produção e distribuição de material didático de qualidade, também disponível neste site;  
* o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); 
* o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado); 
* a Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;  
* a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação;
    Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
    Em 2010, cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados.
    Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

    quinta-feira, 11 de agosto de 2011

    PARABÉNS AOS ESTUDANTES DO LUZIA

    Recados para Orkut

    Confira mais recados para Dia do Estudante



    Se quiseres ser um verdadeiro estudante Não aprenda só o superficial, Pois o difícil pode se tornar barreira vencida. Para aquele cujo momento chegou agora, nunca é tarde demais! Aprender o ABC não basta, mas aprenda-o. Procura na escola o que deseja para tua vida, Pois ela te recolherá, orientará, dirigirá. Confia nos teus mestres: eles não te decepcionarão. Se não tens teto, cobre-te de saber, De vontade, de garra. Se tens frio, se tens fome, Agarra-te ao livro: ele é uma boa arma para lutar. Se te faltar coragem, Não tenha vergonha de pedir ajuda. Certamente haverá alguém para te estender a mão. Sê leal, fraterno, amigo, forte! Nunca te deixes ser fraco, desleal, covarde. Pois tu, jovem estudante, tens que assumir o comando do teu país. Respeita para ser respeito. Valoriza para ser valorizado. Espalha amor para seres amado. Não tenhas medo de fazer perguntas: toda a resposta terá sentido. Não te deixes influenciar por pensamentos alheios ou palavras bonitas. Tenha a tua própria linguagem (aperfeiçoa-te). Quando te deparares com a injustiça, a impunidade, a corrupção, a falta de limites, o abuso de poder, Pensa na existência de tudo o que te cerca. Busca o teu ideal e lembra: um valor não se impõe, se constrói. Não faça do teu colega, uma escada para subir. Isto é imoral e a imoralidade não faz parte da tua lição. 

    A Escola Luzia Araújo Barros deseja a todos os seu alunos muito sucesso nos estudos e na vida. Parabéns pelo dia especial. 

    quarta-feira, 10 de agosto de 2011

    GERAÇÕES X, Y, Z, XY… DE QUAL GERAÇÃO É VOCÊ?

    video
    Tem-se falado muito em gerações X, Y, Z, Alpha… Mas qual é a diferença entre elas? A qual geração pertencemos? Isso depende muito da sua faixa de idade, sua afinidade com tecnologias e os principais influenciadores para a formação do seu perfil.
    As gerações possuem comportamentos e características próprias, independente da época em que vivem. Portanto,  ao compararmos o comportamento e as características de um adolescente no século XIX, por exemplo, com um adolescente do século XX, com certeza encontraremos diferenças significativas. Cada geração carrega consigo um apanhado enorme de fatores que determinam o DNA que fomenta sua identidade. O MoIP mostra para vocês as principais gerações, suas características e como foram capazes de mudar a humanidade:
    Geração X: Composta pelos filhos dos Baby Boomers (geração remanescente da Segunda Guerra Mundial), são também conhecidos como “Liberated Youth”. Essa geração é formada por pessoas que nasceram entre os anos 1960 e 1970, apaixonada por esteriótipos e fortemente influenciada pelo avanço do marketing e da publicidade. A Geração X também é lembrada como a “Juventude Competitiva”. Para eles não era apenas trabalho, mas sim uma questão de guerra e honra. Essa geração conseguiu elevar seu poder de compra e adquiriu um poder aquisitivo 57% maior que o dos Baby Boomers em sua juventude.

    Geração Y: Também conhecidos como “Millennials” e como a primeira “Juventude Global”, é a grande geração da internet. Nascidos na década de 80, hoje os millennials podem fazer vídeos, comunicar-se via rede com alguém do outro lado do mundo, ler conteúdos em russo graças aos tradutores disponíveis na web, e muitas outras coisas. Os Millennials têm um poder de compra bem mais elevado que o dos Baby Boomers, de aproximadamente 111% a mais.

    Geração Z: Essa geração ainda não possui uma data definida, mas pode-se dizer que é uma extensão ou parte da Geração Y melhorada. Costumam estar conectados a maior parte de tempo por dispositivos portáteis e se preocupam bastante com o futuro do planeta. A grande maioria de seus componentes nasceram na década de 90 e na primeira década do século XIX e sua principal característica é a multifuncionalidade. Conseguem conversar com amigos com mensagens instantâneas enquanto ouvem músicas, jogam vídeo-games e conversam no celular. São extremamente atualizados e sociáveis.

    Geração XY: Ainda não muito bem definida, a Geração XY é uma maneira de classificar indivíduos da Geração Y com algumas características da Geração X. São os indivíduos em constante atualização, que não deixam-se tornar obsoletos e agregam a cada dia mais valores ao seu intelecto.

    Geração Alpha: Essa geração ainda não existe, mas já é bastante comentada. Serão os filhos da Geração Z e de alguns sobreviventes da Geração Y, nascidos após 2010. Já nascerão conectados ao mundo e com total afinidade com tecnologias.

    A agência BOX 1824 publicou recentemente na rede um vídeo bastante interessante que resume de forma mais detalhada cada uma das gerações que revolucionaram a sociedade. “We All Want To Be Young” é baseado em diversos estudos realizados nos últimos anos e apresenta algumas das tendências e comportamentos das gerações no decorrer da história. 
    E então, a qual geração você pertence?


    sábado, 6 de agosto de 2011

    11 COISAS AMEAÇADAS PELAS NOVAS TECNOLOGIAS



     
    Tablets, smartphones, GPS, caixas eletrônicos,... a inclusão dessas novas tecnologias no nosso cotidiano só nos trouxe benefícios. Mas enquanto adotamos esses novos costumes, seja para agilizar ou apenas melhorar o nosso dia a dia, o jeito antigo de fazer as coisas começa a desaparecer lentamente.
    Pelo menos foi isso o que aconteceu com os botões para trocar canal na televisão, depois do controle remoto; com as moringas, substituídas por refrigeradores; ou com os portões fechados à corrente e cadeado, após a popularização dos portões automáticos.
    Como você pode notar, muitos deles ainda existem e são usados, mas seus substitutos já estão aí no mercado, fazendo muito mais sucesso - e fornecendo muito mais conforto e praticidade para as pessoas. Mas você já parou para imaginar o que, em breve, pode começar a cair em desuso? O TechTudo fez uma lista com 11 coisas que certamente terão seu uso reduzido em um futuro bem próximo. Para conferir a lista clique aqui

    sexta-feira, 5 de agosto de 2011

    ESCOLAS DO BRASIL ADOTAM THINKQUEST


    Mais de 44 mil alunos brasileiros se beneficiam com a plataforma de aprendizado on-line ThinkQuest.


    Devido ao investimento contínuo da Oracle Education Foundation (OEF) e das secretarias de Educação de todo o Brasil, as escolas do País integram rapidamente o ThinkQuest em suas atividades curriculares.
    O ThinkQuest é uma plataforma de aprendizado on-line que permite aos alunos desenvolver habilidades como raciocínio crítico, comunicação e tecnologia. Com essa plataforma, estudantes e professores podem criar projetos baseados na web em colaboração com parceiros de todo o mundo.
    Mais de 44 mil estudantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pará, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal adotaram o programa.
    A OEF e o Estado do Ceará implementaram o ThinkQuest em escolas de toda a região, alcançando mais de 25 mil alunos e professores.
    A Prefeitura de Indaiatuba no Estado de São Paulo introduziu o ThinkQuest em mais de 60 escolas públicas. A cidade usou o ThinkQuest como plataforma para dois projetos de livros virtuais, permitindo que 11 mil alunos publicassem narrativas originais. Ainda na cidade, a OEF criou o Project Learning Institute para ensinar 144 professores como integrar tecnologia, projetos de aprendizado e o desenvolvimento de habilidades para o século XXI em suas atividades curriculares.
    A Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (FAFE) lançou o segundo ThinkQuest Brasil, uma competição local do ThinkQuest para estudantes brasileiros. Esse lançamento repetiu o sucesso da primeira versão, que envolveu mais de dois mil alunos. Atualmente, o ThinkQuest conta com mais de 548 mil alunos e professores em 47 países.
    “O ThinkQuest ajuda os estudantes a desenvolver habilidades importantes e necessárias para a vida pessoal e profissional no século XXI”, diz Cyro Diehl, presidente da Oracle do Brasil. "O rápido crescimento do ThinkQuest no Brasil é uma prova do compromisso contínuo da Oracle Education Foundation com o avanço da educação. Esperamos desenvolver mais parcerias locais para ajudar a preparar os estudantes brasileiros para o sucesso”, finaliza.

    quinta-feira, 4 de agosto de 2011

    CURSO ENEM 2011


    ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS

    O curso Enem 2011, realizado pela Fundação Demócrito Rocha, através da Universidade Aberta do Nordeste, em parceria com a Organização Educacional Farias Brito e Secretaria de Educação do Estado do Ceará, terá início no dia 1º de agosto e se desenvolverá até a véspera da realização da prova. O curso visa oferecer aos alunos de Ensino Médio um suporte para seus estudos na busca por uma vaga nas Instituições Públicas que adotam o ENEM como processo seletivo.

    Serão utilizados recursos pedagógicos diversificados para facilitar o aprendizado dos cursistas. Os estudantes terão acesso a fascículos impressos, videoaulas, rádioaulas, simulados, tutorial, linhas 0800 e Ambiente Virtual de Aprendizagem onde serão disponibilizados gratuitamente todo o material do curso, bem como informações sobre o Enem.
    Os alunos do 3º ano do nível médio das escolas estaduais terão acesso a inscrição e a sua participação no curso através do sistema Aluno Online. Caso exista algum aluno sem acesso ao sistema, o mesmo deve então dirigir-se o(a) secretário(a) de sua escola e solicitar o cadastro.

    Segue abaixo o passo-a-passo para inscrição e participação no curso.

    Passo 1 – Acessar o sistema Aluno Online
    Para aqueles que não possuem acesso ao Sistema Aluno Online, a senha e o usuário devem ser solicitados na secretaria da escola.

    Passo 2 – Inscrição
    Ao entrar no sistema, o aluno irá ver um “banner” sobre a inscrição no curso:

    Para inscrever-se o aluno deve clicar sobre o “banner”, nesse momento uma mensagem solicitando a confirmação da inscrição será exibida.

    Passo 3 – Participar do CursoApós a inscrição, todas as vezes que o aluno entrar no sistema Aluno Online, um novo banner semelhante ao da inscrição será exibido, porém esse novo “banner” terá a frase “Clique e Participe”, indicando que você já está inscrito e pode participar do curso.
     Ao clicar no “banner” o aluno será redirecionado para a página da Fundação Demócrito Rocha onde terá acesso a todos os materiais do curso inclusive o simulado do ENEM.

    quarta-feira, 3 de agosto de 2011

    SPAECE 2010 - 8 ALUNOS DO LUZIA GANHARÃO COMPUTADORES


    A Secretaria da Educação(Seduc) divulga a lista atualizada de alunos do Ensino Médio com melhor desempenho acadêmico no SPAECE 2010 a serem premiados com um microcomputador conforme as Leis nº 14.483, de 08 de outubro de 2009 e a nº 14.691, de 30 de abril de 2010.

    Na Escola Luzia Araújo Barros 8 alunos conquistaram o prêmio. Conheça o nome dos vencedores: 
    1. ALANNE MONTEIRO ALVES - 1º ANO
    2. JOAO FELIPE BORGES DA SILVA - 1º ANO
    3. MARIA BIANCA VASCONCELOS COSTA - 1º ANO
    4. RAIMUNDO ISMAEL FREITAS DE MARIA - 2º ANO
    5. THALISSA DA SILVA TENORIO - 2º ANO
    6. FRANCISCO CHARLES DIAS CARNEIRO - 3º ANO
    7. KARLA KESLLEY SANTOS DE OLIVEIRA - 3º ANO
    8. MARIA BRENDA DE CASTILHO LIMA - 3º ANO 

    Confira aqui lista de todos os vencedores.